Simpósio da Soja acontece no dia 2 de setembro em Naviraí
Rosália Prata 

No próximo dia 2 de setembro acontece em Naviraí o 13º Simpósio da Soja. Realizado pela Copasul- Cooperativa Agrícola Sul-matogrossense na Câmara Municipal de Naviraí. O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados. Com objetivo de realizar palestras técnicas, de mercado e clima para produtores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região.

O consultor da Somar Meteorologia, Marco Antônio Santos, um dos palestrantes do evento, afirma que nesta safra o grande fenômeno climático que está influenciado o clima é o El Niño. E ele poderá ser o mais forte dos últimos anos, muito semelhante ao ocorrido na safra 1997/98.

Em 2015, a programação conta com cinco palestras que tratam de diversos assuntos, como manejo de adubação, análise de previsões climáticas, tendências para a safra 2015/2016, irrigação, dentre outros. 
“O clima esse ano será bem mais favorável do que prejudicial à produção. Apesar das chuvas mais irregulares entre setembro e outubro, não há indicativos de que venham a ocorrer períodos longos de estiagem, como ocorreu na safra passada, mais precisamente em outubro/14. Contudo, no verão poderá vir a ocorrer um período de estiagem.

O problema é que ainda não há como precisar com exatidão quanto ele irá ocorrer, mas deverá ser na primeira metade do verão (entre janeiro e fevereiro)”, afirmou Santos.

Ele ainda recomenda que a melhor alternativa para o produtor é sempre estar de olho nas previsões meteorológicas de curto prazo (7 dias), pois assim ele poderá saber se haverá ou não uma continuidade das chuvas e com isso, plantar com segurança.

Serviço: A inscrição para o simpósio é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no www.copasul.coop.br