Colheita de algodão já chega a 90% em Chapadão do Sul no MS
Em Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul, cerca de 90% das áreas cultivadas com algodão safra já foram colhidas e apresentam média aproximada de 305 @/ha de algodão em caroço até o momento. O algodão adensado ou de segunda época está com 75% da sua área colhida e apresenta média próxima a 295 @/ha. As operações de colheita estão em ritmo bom na região, segundo dados da Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).

Por exemplo, nesta fase final alguns produtores se depararam com alguns imprevistos na hora de colher os últimos talhões de algodão, pois muitos encontravam-se com alta quantidade de rebrota decorrente das chuvas do período, fator este que interfere diretamente na qualidade e classificação da pluma.

Ao se colher um algodão com estruturas (folhas e seus pecíolos verdes), além de manchar a pluma na hora da colheita e beneficiamento, pode ocorrer de o algodão ficar muito tempo no campo antes do benefício e fermentar na região aonde está diretamente em contato com as estruturas verdes devido a umidade que é liberada iniciando o processo de fermentação.

Agrolink com informações de assessoria