Algodão: custo de produção da safra 14/15 ficará quase 2% mais caro em MT

No mês de junho, o custo total de produção da safra 2014/15 foi de R$ 6.538,94/ha, 1,98% maior em relação ao custo final da safra 2013/14, de R$ 6.412,18/ha. No entanto, esse valor é 2,2% menor se comparado ao mês de maio, de R$ 6.685,83/ha, que já apresentava decréscimo em relação aos relatórios anteriores, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Porém, essa queda não é suficiente. Com insumos o produtor deve gastar R$ 3.901,01/ha, comprometendo R$ 39,12/@, enquanto para cobrir o custo final ele precisaria receber R$ 65,57/@, aproximadamente R$ 10,00/@ a menos do que a pluma é negociada atualmente.

Em médio prazo, a expectativa não traz alívio. A paridade de exportação para julho/15 é de R$ 49,75/@, com perspectivas baixistas, enquanto o mercado interno não demonstra um cenário de reação nos preços. Portanto, se o cenário não se modificar, as lavouras de algodão no Estado podem apresentar quedas significativas de área na safra 2014/15.

Agrolink com informações de assessoria